- Blog > A terceira idade está dominando as redes sociais!
Uma pesquisa feita no Brasil mostra que, de 2015 a 2022, o público acima de 65 anos aumentou 5.000% no Instagram, 886% no Youtube e 707% no Whatsapp. Para termos uma ideia da invasão feita pelo público da terceira idade nas redes sociais, para cada novo usuário de 12 a 19 anos, foram 21 idosos no Instagram, 9 no Youtube e 8 no Whatsapp.
No boom das redes sociais, antes de 2015, a terceira idade não era considerada um bom segmento para investimento dentro do mercado das redes sociais, que eram muito voltadas a um público mais jovem. Acontece que, atualmente, as pessoas possuem cada vez mais a necessidade de se conectarem, independentemente de suas idades. E considerando que as redes sociais se tornaram um universo paralelo, a terceira idade também sentiu essa necessidade. Hoje se você não pertence às redes, você não faz parte de grupos, e assim, não possui aquele sentimento de pertencer a algo.
Esse sentimento de "pertencer" já vinha numa crescente, porém a pandemia deu uma bela acelerada no processo. Agora, com a democratização social, agências de publicidade e de marketing já olham o nicho da terceira idade nas redes sociais, como uma ótima oportunidade de negócios.
Tudo hoje acontece primeiro na internet e se você não está inserido, você permanece do obscurantismo da informação, desatualizado de qualquer tendência. O estudo também mostra que apesar da maioria da terceira idade possuir smartphones, quase metade declara não lidar bem com os aparelhos. Nos EUA, 42% dos idosos mencionam que a tecnologia não foi feita pensando na melhor idade.